DAMA DOS SINAIS

   O jogo de damas, ou simplesmente Damas, surgiu na Europa medieval, sem que se possa precisar local e data. É descendente do Alquerque (jogo que tem Trilha como uma de suas variantes), de quem herdou a captura ao pular uma peça do adversário. O jogo também recebeu elementos do xadrez, como o tabuleiro, a promoção de peças ao alcançar a última linha e talvez o próprio nome.

   Assim com a maioria dos grandes jogos tradicionais, Damas não é simplesmente um jogo, mas uma família de jogos aparentados que apresentam variações históricas e regionais. Diferentemente de muitos outros, porém, é um jogo de desenvolvimento puramente europeu, embora tenha se difundido pelo globo como consequência da expansão européia. Não há uma forma única do jogo estabelecida como padrão internacional.



DAMA DOS SINAIS

   A Dama dos Sinais consiste em um tabuleiro 8x8, e ‘peças’ numeradas de (+16) até (-16), essas peças são dispostas no tabuleiro e na vez de cada pessoa jogar basta retirar uma, o próximo a jogar só pode retirar da linha ou coluna em que estava localizada a peça que o jogador anterior retirou, e assim sucessivamente. No final é feito a soma dos valores das peças, quem obtiver um número maior vence o jogo. (Figura demonstrativa do Jogo Dama dos Sinais).